Nelson Gomes

 

 
 

is Portuguese photographer based in Coimbra

 
 

 
 
 

Neste trabalho o objectivo é despertar o sentido de sinédoque inerente às imagens onde existe forte contraste. Contraste de claro escuro e informação oculta. Criam-se assim novas imagens. Obriga-se a mente a imaginar o que não se vê. A sugestão do que está presente no escuro. Aliado à forte presença imagética da Ana, a fotografia torna-se mais poderosa e sugestiva.

[EN] In this work the objective is to awaken the sense of synecdoche inherent in images where there is a strong contrast. Contrast of shadows and light; hidden information. This creates new images. It forces us to imagine what can't be seen. The suggestion of what is present in the dark. Coupled with Ana's strong camera presence, photography becomes more powerful and evocative.

 
 
 
 
 
 

Nasceu em Coimbra em 1973. Iniciou os estudos em Artes Plásticas no ano de 1990/91 na licenciatura de Design Gráfico e Comunicação. Licenciado em Pintura pela Escola Universitária de Artes de Coimbra (ARCA-EUAC). Foi docente no Instituto Duarte de Lemos na Trofa do Vouga – Águeda onde coordenou o Departamento de Educação Física, Artística e Tecnológica e lecionou Educação Visual. Dinamizou o núcleo de fotografia do clube de jornalismo e coordenou o projeto de teatro “Ar(e)s D’ensaio” daquela escola.
Fez parte do grupo de artistas plásticos que criaram o “Atelier 16” – Coimbra 1997/2001. Integrou o terceiro ciclo de exposições no Museu do Vinho Bairrada – Anadia em 2006, com o projeto de pintura e instalação “Visões de um Milésimo de Segundo”.
Com o advento da fotografia digital a sua carreira artística tomou novo impulso. Em 2012 participou da exposição colectiva de fotografia “O ritmo dos dias”, Lisboa, hotel NH. Em 2013 obteve o 1.º prêmio no concurso de fotografia “10 anos Olhares”, promovido pelo site de fotografia “Olhares”. Finalista do concurso “1.º photo Museu do Vinho Bairrada, onde expôs colectivamente. Finalista com duas fotografias expostas no concurso “Estradas de Portugal – um outro olhar”, Museu do Caramulo (2013).
* Coautor do livro “20 Fotografia de Rua” – Edições Vieira da Silva (2015). 
* Coautor do livro “20 Retrato a Cores” - Edições Vieira da Silva (2017)
* Coautor do projeto documental “Este País Não é Para Artistas”
* Coautor do livro de fotografia “ Experimenta Ílhavo”, 2017.
CEO na empresa DOIS fotografia.

 
 

PHOTOGRAPHER
@neljoagomes
http://olhares.sapo.pt/neljoagomes/


MODEL
Ana Almeida
@ana_almeida_ash

 
Nelson Gomes